A Campanha Fevereiro Laranja leva a conscientização sobre Leucemia

A campanha Fevereiro Laranja alerta para a Leucemia, um tipo de câncer que tem seu início na medula óssea, local onde o sangue é produzido. 

Como existem mais de 12 tipos de Leucemia, que podem acometer pessoas em qualquer idade, é muito importante estar atento à doença para identificá-la em seu estágio inicial e para que haja maior chance de cura. Este é o objetivo da campanha Fevereiro Laranja.

A iniciativa também busca incentivar o transplante de medula óssea, que pode ser necessário dependendo da gravidade do caso. Como apenas um doador é compatível a cada 100 mil pacientes, é essencial aumentar o número de pessoas cadastradas como doadores de medula óssea.

Leucemia

A leucemia é um tipo de câncer no sangue. Sua origem está na medula óssea, que provoca um crescimento rápido e anormal das células do sangue, os chamados leucócitos, que são responsáveis pela defesa do organismo. O diagnóstico da doença é realizado por meio de exames como o hemograma, ou então os exames de medula óssea, que é o mielograma, imunofenotipagem e cariótipo.

Existem 12 tipos de leucemia. Os quatro principais são a leucemia mieloida aguda (LMA), a leucemia mieloida crônica (LMC), a leucemia linfoide aguda (LFA) e a leucemia linfoide crônica (LFC). Os sintomas da doença são cansaço, queda de imunidade, hematomas, sangramentos espontâneos, anemia, febre e fadiga.

Autocuidado e informação para a prevenção

Tanto para o Fevereiro Laranja quanto para a vida o autocuidado é imprescindível! Afinal, é necessário que você esteja atento ao seu próprio corpo e, caso perceba algo suspeito ou estranho, entre em contato com seu médico. Pratique o autocuidado, tenha hábitos saudáveis e compartilhe essas campanhas para alertar a todos sobre essas doenças!