Observar pássaros em Ubatuba: é uma prática eficiente para ativar os sentidos!

Observar aves é uma prática eficiente para ativar os sentidos, quase sempre embotados pela correria da vida urbana. Atentar para a plumagem das aves, para a sonoridade de seus cantos, seus hábitos e movimentos, constitui-se em exercício de sensibilidade que ajuda a combater o estresse e a ansiedade.

Os moradores e turistas do litoral norte paulista têm o privilégio de conviver com aves que, seja pela beleza ou raridade, chamam atenção do mundo todo. Numa simples caminhada pela orla de Ubatuba, numa visita à Ilha dos Pescadores, ou por rotas públicas, como os bairros Casanga, Itamambuca, Monte Valério e Cambucá, pode-se usufruir de momentos inesquecíveis.

Os adeptos do birding, ou birdwatching, já aprenderam o significado da liberdade, da beleza, do poder de voo e do canto das aves. As técnicas de observação de aves oferecem duas opções: a observação de percurso e a observação de espera, que sugere pontos fixos – da janela da própria casa até os parques estaduais. Ubatuba destaca-se nesta atividade devido às 555 espécies de pássaros existentes no município. O número representa 5% de todo o volume de aves no mundo, e 30% das encontradas no Brasil.

A capital do surfe agora também passa a ser conhecida como a capital da observação de aves. Ubatuba oferece 13 rotas e trilhas que podem ser percorridas de dia ou de noite, a pé ou de carro, e levam aos locais de observação. Cada espécie tem seus hábitos e ambientes – campos de alta e baixa altitude, manguezais, plantações, matas ciliares, restinga e a própria área urbana da cidade. Os melhores períodos para a atividade de observação são pela manhã ou no final da tarde.

Entre as espécies encontradas, destacam-se as saíras, como saíra-sete-cores, saíra-amarela, saíra-de-lenço, saíra-militar; os beija-flores, como beija-flor-rajado, beija-flor-cinza, beija-flor-de-banda-branca; o tiê-sangue, o gavião-caramujeiro, o sanhaço-rei, tucanos, pica-paus, sabiás, bem-te-vis, andorinhas, entre outras espécies, algumas endêmicas e raras como o beija-flor-rafajo e o saí-verde.

A ave símbolo de Ubatuba é o tangará-dançador, que tem a bela cor azul claro em seu corpo, além do preto, e o topete vermelho vivo, cores que figuram na bandeira do município.

A observação de aves em Ubatuba foi destaque até no programa Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão. De lá para cá, vieram jornalistas americanos, observadores europeus, japoneses, latino-americanos, entre outros.